quarta-feira, 30 de junho de 2010

Dez dicas para backups seguros



1- O primeiro passo para fazer um backup é definir onde os dados vão ser guardados. A escolha deve levar em conta a quantidade de arquivos e os tamanhos. Imagens, vídeos e fotos são grandes e requerem maior espaço de armazenamento, e não espalhe seus arquivos de preferência coloque seus arquivos na pasta Meus Documentos que é destinada a isto.

2- Não adianta fazer backup e não cuidar do depositório. Como diriam os mais velhos, não adianta chorar sobre o leite derramado se você salvou os arquivos em um DVD e depois o deixou perdido pela casa.

3- Os backups devem ser feitos periodicamente. Não dá para salvar seus arquivos uma vez ao ano e achar que está seguro. Avalie o nível de importância de seus documentos para estabelecer uma periodicidade de backups. Em alguns casos, terão de ser feitos diariamente.

4- Os sistemas operacionais, em geral, têm ferramentas para auxiliar os usuários a fazerem seus backups. No Windows, você pode encontrar no Painel de Controle, em Sistema e Manutenção.

5- Avalie sua necessidade de salvar todos os seus arquivos e configurações. Caso não haja necessidade, salve apenas o necessário e evite excessos.

6- Onde deixar o backup? Se seus dados são super importantes, considere mantê-los distante do computador original – em outro escritório, por exexmplo. Imagine que se alguma coisa ocorrer com o local do PC - um incêndio ou roubo ou desastres semelhantes - você terá um local seguro.

7- Uma opção é o armazenamento em discos virtuais. Por serem espaços de armazenamento que contam com a atenção de profissionais, podem ser interessantes. Há alguns espaços de grátis na rede, não muito grandes, evidentemente, mas vale conferir. Para espaços maiores, é sempre possível fazer um aluguel.

8- Existem programas interessantes para realização de backups. Se você quer uma opção à ferramenta oferecida pelo seu sistema operacional, aposte em um download de programa backup e controle de arquivos.

9- Uma das maneiras menos conhecidas de garantir sua segurança é o backup no próprio HD da máquina. Não é muito recomendado por manter original e cópia em um mesmo local, mas você pode deixar um espaço no disco rígido apenas para a instalação de programas e outra para o restante dos arquivos. Assim, quando for formatar, apenas a parte das instalações será afetada.

10- A opção mais cara, mas cada vez mais atraente para um backup seguro são os HDs Externos. Tal como pendrives, eles são acoplados ao PC e facilitam a vida por serem usados de forma semelhante a um pen drive. Encaixam no perfil de quem não liga para gastos desde que ganhe em agilidade e segurança.


Font:Terra
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...